quarta-feira, 17 de junho de 2009

Futebol é quarta e domingo...



É muito ruim fazer parte do senso comum. Digo isso com conhecimento de causa pois, infelizmente, faço parte da massa que pensa no plural. Nós somos muito imediatistas. E eu explico.

Como não poderia deixar passar, hoje falaria mal do Ronaldo.

Pois é amigos, não acho que a atitude demonstrada pelo Fenômeno nos últimos jogos seja anti-profissional, pelo contrário. Existem jogadores que não passaram por metade dos problemas que ele passou e continuam por aí cheios de regalias e um futebol bem abaixo do tolerável.

Um exemplo é o Adriano (pela segunda vez citado em meus textos por atitudes fora do campo), que teve a “pachorra” de dizer em uma de suas últimas entrevistas que não gostaria de treinar às segundas-feiras.

Dias depois, o atacante não foi dormir na concentração como todos os seus companheiros, além de ter sido flagrado tomando água de coco na praia, mesmo quando havia dito que estava com problemas particulares por não comparecer ao treino matutino.

Meu último artigo falava justamente sobre este mesmo tema. Dizia eu que não existem intocáveis no futebol e mantenho os meus argumentos.

É praticamente uma heresia criticar Ronaldo por suas últimas atuações, ainda mais agora, pois o “maior artilheiro em Copas do Mundo” acabou de fazer um gol importantíssimo para o Corinthians, em um momento de decisão.

Infelizmente, acredito ser este o meu dever como jornalista.

Não acho que sua contratação já tenha sido, por si só, algo para entrar para a história como o maior acontecimento do clube. Nenhum jogador é maior que qualquer clube, isso não existe.

Ronaldo tem que valer em campo o que lhe é pago fora dele. O maior contrato de patrocínio por um jogador atuando no Brasil deve ser pago, no mínimo, com o esforço do jogador. E isso não estava sendo demonstrado pelo Fenômeno.

Aposto que muitos de vocês que leram as notícias nas últimas semanas perceberam que já havia certo desconforto da imprensa com as más atuações de Ronaldo, não é mesmo?

Muitos já criticavam abertamente a contratação do Fenômeno. É óbvio, todos funcionam como bússolas ou birutas, de acordo com a situação. Eu ainda tenho manter a sobriedade em meio aos pára-quedistas da opinião pública.

Uma pena que as coisas no esporte bretão são como diz o velho dito:
Futebol é quarta e domingo...

Um comentário:

  1. Falando mal do meu gordinho... ai ai
    Vou fazer referência a esse texto no meu blog, posso?
    Gostaria de fazer algumas analogias.
    E como sempre, artigo show!

    ResponderExcluir