segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cruzeiro não é mais campeão?

E o que era o campeonato mais decidido de todos os tempos pode se tornar um dos torneios mais parelhos da "Era dos Pontos Corridos". Tudo isso pode ser explicado pelo simples fato de que a liderança do Cruzeiro para o segundo colocado (alternando-se entre Internacional e São Paulo), que, há duas rodadas sempre beirava os 10 pontos, agora chega aos seis pontos, faltando dez rodadas para o final.

Após 22 rodadas consecutivas na liderança, Cruzeiro vive pior sequência no Brasileiro. Foto: UOL
Já na outra ponta da tabela, os times que há poucas rodadas pareciam fadados à disputa da Série B 2015, passaram a alternar freneticamente suas posições no chamado Z-4. Um exemplo é o Palmeiras, que chegou a amargar a lanterna e hoje, após três vitórias consecutivas, está 4 pontos longe da zona da degola.

Mas a que se deve tamanha paridade neste final de campeonato? Esta é uma pergunta difícil de se responder, mas existem alguns fatores que são chave para a caída dos times da ponta de cima da tabela e o crescimento dos "desesperados". 

O primeiro e mais evidente deles é a falta de elencos qualificados em um calendário cada vez mais insano. Um exemplo são os times que perdem seus melhores jogadores para as suas seleções em plena  chamada "data FIFA", além disso, estamos chegando ao final de mais uma exaustiva temporada, período em que as contusões deixam os DM´s cheios e promovem a entrada de jogadores de qualidade inferior nos times titulares.

As recentes derrotas de Cruzeiro, Grêmio, Inter, Santos e Corinthians para times da segunda metade da tabela são um reflexo dos exemplos citados acima, o que fez com que esta parte do campeonato se tenha os últimos 8 clubes com apenas cinco pontos de diferença entre eles.

Por fim, este é o tipo de campeonato em que prognósticos são meramente achismos, visto o decréscimo de qualidade dos times de mais tradição com relação a edições anteriores. Em um Brasileirão em que se premia a regularidade, pode-se "cravar" que um time que ganhou 10 pontos nos últimos 24 disputados será o campeão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário